Um domingo para a história no tênis
A Final de Wimbledon 2025 entrou para os livros como uma das mais marcantes da era moderna. De um lado, o número 1 do mundo, Jannik Sinner. Do outro, o jovem prodígio Carlos Alcaraz, atual bicampeão do torneio. No fim, portanto prevaleceu a frieza, consistência e talento do italiano, que venceu por 4-6, 6-4, 6-4, 6-4 e conquistou seu primeiro título na grama sagrada de Londres.
Além do feito inédito, ele se tornou o primeiro italiano campeão de Wimbledon, Sinner ainda celebrou a revanche contra o rival espanhol, que o havia vencido na final de Roland Garros semanas antes.
Superação após o trauma de Paris
O triunfo de Sinner na Final de Wimbledon 2025 ganhou contornos ainda mais emocionantes por acontecer logo após uma das derrotas mais dolorosas de sua carreira. Em Roland Garros, ele chegou a ter três match points, mas viu Alcaraz virar o jogo em mais de cinco horas de batalha.
Mas em Londres, o italiano soube controlar melhor as emoções e impôs seu ritmo com agressividade e inteligência tática. Após perder o primeiro set, Sinner elevou o nível e manteve o domínio até o fim do confronto.
Final de Wimbledon 2025 Coroa uma campanha quase perfeita
A jornada de Sinner até a final foi impressionante. Ele cedeu pouquíssimos games nas primeiras rodadas e superou grandes nomes como Ben Shelton e Novak Djokovic sem perder sets. O único susto foi nas oitavas, quando Grigor Dimitrov liderava por dois sets a zero antes de então, abandonar por lesão.
Mesmo com um desconforto no cotovelo diagnosticado com ressonância, Sinner não se abalou. E quando chegou a hora da decisão, ele simplesmente brilhou.
Rivalidade em ascensão e respeito mútuo

A Final de Wimbledon 2025 também fortaleceu a rivalidade entre dois dos maiores talentos da nova geração. Dentro de quadra, o embate foi intenso. Fora dela, então prevaleceram o respeito e a admiração.
“Parabéns, Jannik. Foi uma grande final. É um prazer ter essa rivalidade com você”, disse Alcaraz após a partida.
“Carlos é incrível. Jogar contra ele exige o melhor de mim. Mas temos uma relação ótima e muito respeito. Isso é especial”, respondeu Sinner durante a cerimônia de premiação.
De olho no Grand Slam completo
Com o título em Wimbledon, Sinner agora tem três dos quatro torneios do Grand Slam no currículo: Australian Open, US Open e Wimbledon. Resta apenas Roland Garros para completar o chamado “Career Slam”. A vitória em Londres ainda aumentou, então sua vantagem no ranking da ATP, abrindo mais de 3.400 pontos sobre o vice-líder Alcaraz.
Fato histórico na Final de Wimbledon 2025
Você sabia? Esta foi apenas a segunda vez na Era Aberta que dois finalistas de Roland Garros se reencontraram na decisão de Wimbledon no mesmo ano. Antes de Sinner e Alcaraz, apenas Roger Federer e Rafael Nadal protagonizaram esse feito, entre 2006 e 2008.
Com a vitória, Sinner e Alcaraz passaram portanto a dividir os últimos sete títulos de Grand Slam. Uma rivalidade que, ao que tudo indica, será o centro das atenções do tênis mundial nos próximos anos.
📌 Quer saber tudo sobre o mundo dos esportes? Siga o CartolaNews:
🔹 Instagram: @Cartolanews.com.br
🔹 Twitter (X): @cartolanew
🔹 Canal WhatsApp: CartolaNews
🔹 Threads: @CartolaNews.com.br
👉 Acesse o site CartolaNews para mais informações 🚀